Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Toque: isso é o necessário para fazer bem ao corpo e à mente

(Texto de Patricia Shukusawa)

Hoje eu tive uma inspiração especial para escrever, pois passei por uma vivência tão gostosa que me incentivou a compartilhar com vocês. Você já se sentiu carregando chumbo em vez de ossos? (ainda mais no atual contexto político e econômico do país). Estava sentindo-me com o corpo tão pesado e foi durante a minha meditação que um questionamento pairou na minha mente: O que eu posso fazer por mim hoje?

Pois bem, finalizei a minha meditação e, no trajeto até a cozinha, coloquei em prática o exercício que eu tinha acabado de ouvir. Eu fui conversando comigo mesma: “Eu vou te fazer um suco verde com muito amor e carinho, e o mais importante é a iniciativa de se alimentar de forma saudável. Não sei o que deixou o suco saboroso, se foi o amor ou o carinho, mas acho que foram os dois. Já a caminho para o meu banho, resolvi me retribuir com uma massagem; aproveitei e preparei um esfoliante natural (ver adiante a dica de preparo de um esfoliante caseiro).

Esfoliação para o corpo

A esfoliação ajuda a remover as impurezas da pele, desobstruir os poros, eliminar as células mortas e ativar a circulação sanguínea. A eliminação das células mortas estimula a renovação natural da pele, evitando pelos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva, o deixa a pele mais limpa, hidratada e macia. É aconselhável fazer esfoliação da pele a cada 15 dias. Se você se submeteu recentemente a um peeling, sofreu queimaduras de sol ou teve algum tipo de dermatite, não é recomendável esfoliar a pele com intensidade.

Crédito: Toda perfeita

A aplicação do esfoliante é ideal após um banho e, para seu conforto, sente-se para iniciar o procedimento. Com as pontas dos dedos, aplique o esfoliante pelo corpo em movimentos circulares e ascendentes, começando pelos pés (na sola, trabalhe a área em pequenos movimentos circulares com os polegares) e vá subindo pelas pernas; perceba que os dedos passam por seus músculos e ossos, faça um movimento mais forte nos joelhos. Não precisa pôr muita pressão; o intuito é perceber o toque durante o movimento e agradecer por parte a parte do seu corpo. Quando chegar ao abdômen, você pode fazer movimentos circulares, para influenciar no funcionamento do intestino: no sentido horário, se ele estiver funcionando de forma preguiçosa; se ele estiver funcionando de forma acelerada, faça o movimento circular no sentido anti-horário. Nas costas, é mais confortável massagear simultaneamente os lados direito e esquerdo da região lombar. Nos braços, siga no sentido da mão para o ombro e dê uma atenção especial ao cotovelo. Quando chegar aos ombros e à nuca, verifique se a sua coluna está reta e aproveite um tempo maior para massagear os músculos da região do ombro até o pescoço, e do pescoço até a base do crânio (trajeto da cervical). Nesse movimento, é perceptível a necessidade de aliviar a tensão existente nessa região. Você pode finalizar esfoliando a zona T do seu rosto e depois enxaguar-se para, em seguida, passar o hidratante corporal de costume.

 

Crédito: Lugar da mulher

Acredite: fiz tudo isso e foi renovador! Além de sentir um relaxamento total por todos os meus ossos no corpo, aliviou o estresse físico e mental, melhorou o humor e tive uma boa noite de sono.

Todo esse processo está fundamentado no poder do toque, que vem sendo estudado pelos cientistas há anos. Conforme pesquisas na China, tratamentos como a massagem, que datam de mais de três milênios, já têm comprovados os seus benefícios à saúde. O termo massagem vem do francês massage, inspirado na massa do pão e nos movimentos feitos com as mãos dos padeiros durante o preparo do alimento.

Para finalizar, segue uma dica de um esfoliante corporal caseiro:

Esfoliante caseiro de café
Esfoliante caseiro de café ajuda a manter a pele macia e o interessante é que a cafeína, por ser um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório, favorece a eliminação das células de gordura, além de auxiliar no combate à celulite.

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de café moído.
  • ½ xícara (chá) de açúcar refinado (para peles mais sensíveis) ou sal grosso.
  • 1 xícara (chá) de óleo de amêndoas ou de azeite de oliva.

Modo de preparo e uso

  • Misture todos os ingredientes de forma homogênea.
  • Aplique durante o banho, com a pele umedecida.
  • Espalhe pelo corpo, fazendo um pouco de pressão, em movimentos circulares, para melhorar a circulação sanguínea e remover as células mortas.
  • Tome uma ducha e retire o esfoliante; enxugue o corpo e aplique a sua loção corporal favorita.

Se, durante um tratamento, for indicado fazer a esfoliação duas vezes por semana, é aconselhável respeitar o intervalo de ao menos um dia para nova aplicação.

Dicas

  • É natural que a pele fique um pouco vermelha durante a esfoliação; isso significa que a circulação sanguínea está sendo estimulada.
  • O esfoliante não deve ser aplicado no rosto, que tem a pele mais sensível.
  • A diferença na aparência da celulite começa a ser notada depois de algumas aplicações.

Cuide-se! Tenha um tempo para você. Com amor e carinho. O momento atual pede um pouco de cuidados consigo mesmo e tratamentos que relaxem mente e corpo, revigorem, reenergizem e fortaleçam.

 Texto de Patrícia Shukusawa, graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Administração em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu. Graduanda do curso de Naturologia, na Universidade Anhembi Morumbi.

 

Crédito da imagem de destaque: Vila Mulher

1 Comentário

  1. juliana

    adorei

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *