Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Como evitar ou diminuir o edema no verão

(Texto de Eléia Felice)

Uma das mais frequentes queixas no verão é o acúmulo anormal de líquido nos tecidos do organismo (edema) e a sensação de inchaço, decorrentes das altas temperaturas típicas dessa estação. Elas causam a dilatação nas veias do corpo, o que pode levar a inchaço, dor, formigamento, sensação de peso e desconforto, principalmente nos pés e nos tornozelos.

Podemos seguir algumas dicas para diminuir ou até mesmo evitar esse desconforto, como:

  • ingerir bastante líquido, o que vai auxiliar na circulação sanguínea;

  • manter uma alimentação saudável e com pouco sal: o consumo excessivo de sal favorece a retenção de líquidos, contribuindo para o inchaço;
  • praticar atividades físicas: a movimentação do corpo, principalmente das pernas, auxilia no retorno venoso.
  • receber drenagem linfática manual: essa técnica específica de massagem contribui para o bom funcionamento do sistema linfático, diminuindo consideravelmente o inchaço.

Ao final do dia, deite e coloque as duas pernas sobre dois ou três travesseiros e faça movimentos repetidos com os tornozelos, para baixo e para cima.

Caso o edema persista, procure um médico vascular para investigar outras possíveis causas.

Eléia Felice A. Marques é fisioterapeuta. Graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada pelo Albert Einstein. Formada em Estética corporal e facial pelo Instituto IBECO.

Créditos das fotos: pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *