Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Colunistas

 

 Cintia Shukusawa Kanashiro

Editora e idealizadora da Contemporânea Brasil; proprietária da Ofício do Texto Projetos Editoriais.

 

 

Ana Paula Macchia

Ana Paula Macchia é psicóloga; neuropsicóloga pela Faculdade de Medicina da USP; psicopedagoga clínica e institucional; especialista em aprendizagem pela Faculdade de Medicina do ABC. Atua em consultório particular e em equipe interdisciplinar nas áreas de Psicologia e Neuropsicologia. Membro do Instituto Ideia – Cognição, comportamento, linguagem e emoção.

 Tania Ogasawara Graduada em Engenharia Mecânica pela USP. Nos poucos anos de atuação na área, morou e trabalhou no Vale do Silício nos Estados Unidos, quando percebeu que “algo não estava certo”. De volta ao Brasil, foi atuar na área social. Morou no Recife, onde coordenou, por oito anos, projetos relacionados à educação, à empregabilidade e à transformação de jovens. Atualmente, presta serviços nessas áreas em que ganhou experiência, mas seu foco tem sido os aprendizados e o desenvolvimento pessoal. Desde 2013, participa do grupo de autoconhecimento do Pathwork.

Ivonete Lucirio

 Jornalista, graduada pelo Instituto Metodista de Ensino Superior. Escreve para publicações, impressas e digitais, de circulação nacional; é autora de livros paradidáticos e ministrou oficinas de escrita criativa.

 

  Graça Sette 

 Professora, escritora (“sempre aprendiz”, como gosta de dizer) e coautora de várias obras paradidáticas e didáticas. Entre elas, destacam-se Trilhas e Tramas (Ensino Médio, LeYa, 2016); Marcha Criança – Produção de Textos (EF1, Somos Educação, 2016); Português: linguagens em conexão (Ensino Médio, Leya, aprovada no PNLD-2015/MEC); Para ler o mundo (Português, Ensino Médio, Scipione, PNLD 2010); Para ler a Gramática (Lê, 2005); Transversais do mundo – leituras de um tempo (Lê, 1999, crônicas, Prêmio Jabuti/2000).

Gabrielle Cifelli

 Graduada em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNIFESP) –  Rio Claro; mestre e doutora em Geografia pela Unicamp. Docente da Fatec –  Barueri e Itu e da Universidade Cruzeiro do Sul, nas quais atua nas áreas de Geografia e Geopolítica.

É também pesquisadora nas áreas de Geografia e patrimônio cultural.

 Samir Thomaz

 Jornalista, editor e escritor, autor de Meu caro H (Ática, 2000), Carpe diem (Atual, 2000), Garoto em parafuso (Scipione, 2005), O cobrador que lia Heidegger (Aymará, 2009), Te espero o tempo que for (Brasiliense, 2009), Histórias do dia a dia – Um toque de filosofia (Moderna, 2014), Me belisca! – Sete histórias filosóficas para crianças (Moderna, 2015), entre outros.

Rosangela Guerra

Jornalista, graduada pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (São Paulo, SP). Cria e desenvolve projetos editoriais voltados para professores da educação básica, alunos e suas famílias. Para entrar em contato envie um e-mail para rosangelaguerra@gmail.com.

 

 Maria Schtine Viana

  Nasceu em Carangola, Minas Gerais, e viveu alguns anos de sua juventude em Belo Horizonte para estudar Artes Cênicas. Depois, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou durante muitos anos como editora. Atualmente, mora em Portugal e é doutoranda na Universidade Nova de Lisboa. É escritora e autora de obras didáticas e livros destinados à formação de professores. Mestre em Culturas e Identidades Brasileiras pelo IEB-USP e Bacharel em Letras pela mesma instituição, escreveu os livros Silêncios no escuro (Ateliê), História e Geografia do Nordeste (FTD), A lenda dos diamantes e outras histórias mineiras (Scipione), Festa no céu (Positivo), Asa da Palavra: literatura oral em verso e prosa (Melhoramentos), Um estudo sobre as obras clássicas de viagens e aventuras, Um estudo sobre as fábulas e os contos de fadas (Eureka), entre outros.

 Cláudia Carvalho Neves

 Editora de livros didáticos e Mestre em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo.

 

 

 Caio Dib

 Jornalista e criador do Projeto “Caindo no Brasil”. Pra visitar sua página clique aqui.

 

 

Claudia Spuch Agnelli

Graduada em Comunicação Social. Trabalhou por muitos anos na área de Moda, criando coleções visando o conforto. Recentemente, graduou-se na faculdade Anhembi Morumbi, em Naturologia, na área de saúde, um bacharelado inovador que visa a integralidade do ser humano. Entre as diversas modalidades de medicina integrativa – como acupuntura, florais de Bach, aromaterapia, arte terapia –, decidiu se aprofundar em Meditação. Ela pratica Meditação há mais de 10 anos, pois acredita nesse método simples de equilíbrio interior, com benefícios comprovados cientificamente. É facilitadora em Meditação e uma das desenvolvedoras do projeto Cuidando do seu templo, com a intenção de promover o acesso de muitas pessoas a essa prática e de construir um mundo melhor por meio da Meditação.

Alessandra Veras Stefani

Graduada em Administração de Empresas com especialização em Comércio exterior. Atuando no próprio negócio, desenvolveu o gosto pelo gerenciamento de empresas e, ao longo do tempo, percebeu que a vida é a maior empresa de cada um. Conexão mente–corpo: praticante e incentivadora de Meditação há mais de 12 anos, acredita na capacidade do ser humano, como um ser único e poderoso. Atualmente, aprofunda e desenvolve conhecimentos em Terapia holística, natural e artística e cuida do projeto Cuidando do seu templo.

 Patricia Shukusawa

 Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Administração em Marketing pela Universidade São Judas Tadeu. Graduanda do curso de Naturologia, na Universidade Anhembi Morumbi.

 

Eléia Felice A. Marques

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduada pelo Albert Einstein. Formada em Estética corporal e facial pelo Instituto IBECO.

 

 

 Antônio Barreto

 Cronista, contista, poeta, romancista e autor de livros infanto-juvenis. Ganhou diversos prêmios literários, como João-de-Barro, Ezra Jack Keats (Unicef), IBBY (Unesco) e foi indicado várias ao Prêmio Jabuti. Escreve regularmente para jornais e revistas impressas e eletrônicas, no Brasil e no exterior. Alguns de seus romances: A barca dos amantes (Lê); Crônicas adoidescentes e Lixo cósmico (Mercuryo Jovem); O papagaio de Van Gogh (Lê). Contos: Os ambulacros das holotúrias e Reflexões de um caramujo (UFMG). Poemas: O sono provisório (Francisco Alves); Vastafala (Scipione); Vagalovnis (Autêntica). Infanto-juvenis: Balada do primeiro amor; O velho pássaro da lua, No beleléu e Brincadeiras de anjo (FTD); O menino que não sonhava só (Mercuryo Jovem); A desdorminhoca (Dubolsinho).

 Marcel Camargo Silveira

 Professor licenciado em Letras e Mestre em História, Filosofia e Educação, pela Unicamp/SP. Leciona na Educação Básica e em cursos superiores, além de ser colunista nas empresas Conti Outra, Obvious, O Segredo, Resiliência Humana, A Soma de Todos os Afetos, Psiconlinebrasil, Vida em Equilíbrio, Covil da Discórdia. Para visitar sua página no facebook clique aqui.

 

 Carlos Asanuma

Ilustrador, mais conhecido por Asa. Trabalhou muitos anos em editora de livros didáticos, como Editor de arte, e agora dedica seu tempo ao desenho. Desenha desde criança. Ilustrou para revistas, jornais, publicações empresariais e livros didáticos. Além de desenhar, curte muito fotografia; adora fotografar insetos.

 

Silvana de Menezes

Natural de Belo Horizonte, onde se graduou em Belas Artes na UFMG. A artista atua em vários segmentos artísticos com relevância na literatura infantojuvenil como escritora e ilustradora. Em 2008, foi Prêmio Jabuti na Categoria Melhor Livro Juvenil e em 2009 foi finalista do mesmo prêmio. Hoje conta com mais de 40 títulos publicados e é traduzida no México, na Coreia do Norte e na China.