A tendência da maquiagem natural

(Texto de Renata Buset)

Gosto de utilizar o recurso da maquiagem para valorizar um look ou a autoestima, especialmente naqueles dias em que acordo mais inspirada. Mas confesso que sinto preguiça de ter a obrigação de cumprir esse ritual. Por isso, em geral, acabo usando apenas um corretivo para amenizar olheiras, um lápis de olho bem rente aos cílios, para abrir o olhar de um modo quase imperceptível, rímel e protetor labial.

A maquiagem pode ser uma boa aliada na composição do look, assim como o cabelo. Você pode estar com o cabelo solto, bem básico, mas, se estiver com um corte bonito e bem cuidado, já valoriza a roupa. E um grampinho que coloca no cabelo já pode dar um charme de um jeito bem simples.

Para quem, assim como eu, tem uma preferência pela aparência mais natural durante o dia, está por coincidência acompanhando uma tendência bastante atual, a da beleza natural. Ela se estende até mesmo para os homens. Já reparou como as barbas enormes voltaram com tudo?

Essa tendência aponta para uma maquiagem cada vez mais leve, com aspecto natural, também chamada de make nada, que destaca os pontos fortes do rosto e disfarça aquilo que deseja. Pesar a mão no uso de alguns produtos, como base e pó, pode deixar a aparência mais velha, mudar o tom de pele, ressaltar algum aspecto que se pretende esconder, enfim, desvalorizar o rosto e o look. O segredo de uma maquiagem a ser usada durante o dia é parecer naturalmente bonita, parecer que você acordou sem olheiras, com as bochechas coradas e uma aparência saudável!

Mas, para conseguir esse efeito natural, tem de saber dosar a quantidade e escolher o produto indicado para cada tipo de pele. Um pouco mais de blush já vai tirar toda a naturalidade do make. Usar um corretivo com um tom errado vai te deixar com aspecto de panda e aí acabou todo o encanto, porque isso vai revelando toda tentativa de disfarçar suas imperfeições. É importante lembrar também que vivemos em um país no qual a luz natural é suficiente para iluminar nossa pele durante o dia, diferentemente do que ocorre em outros lugares.

Mas o efeito natural não é um recurso tão simples assim de se obter… Requer cuidado, por exemplo, manter uma barba comprida bonita, no caso dos homens. E não há base milagrosa que disfarce uma pele malcuidada. Portanto, para quem busca essa estética mais natural, é importante se cuidar, como ter uma alimentação equilibrada e beber muita água, já que isso ajuda a manter a beleza e a boa aparência da pele e dos cabelos.

Ter um estilo de vida mais saudável e a sensação de bem-estar reflete a beleza interior. Você já deve ter ouvido, por exemplo, que sua pele fica com brilho e vida quando está apaixonada. Não adianta se esconder debaixo de muitas camadas de base, pó, blush etc., se por dentro não se está nada bem. A beleza mais cativante é aquela que reflete de dentro para fora. Pense nisso!

 Renata Buset é formada em Comunicação Social e técnica em Produção de moda. Depois de trabalhar com edição de livros durante muitos anos, resolveu  estudar fotografia e moda. Apaixonada por brechós e pelo vintage, acredita no consumo consciente e na preservação da essência do ser no modo de se vestir. [renata.buset@gmail.com]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *